domingo, 7 de junho de 2009

ESPORTE RADICAL ATRAI TURISTAS PARA O VALE DO PIANCÓ

VÍDEOS SOBRE...



CRISTO ITAPORANGA
ITAPORANGA PARAÍBA 2

ESPORTE RADICAL ATRAI TURISTAS PARA O VALE DO PIANCÓ

Além do turismo religioso determinado a partir da inauguração do Cristo Redentor, em Itaporanga, e das horas de lazer que lhe são propiciadas pelas barragens de Coremas e a de Nova Olinda, uma nova atração no Vale do Piancó começa a despertar o interesse dos adeptos do chamado esporte radical. Trata-se das serras e das pedras existentes em Pedra Branca, pequeno município do sertão paraibano, atualmente administrado pelo empresário Anchieta Nóia que está disposto a trocar a sua terra no mapa turístico do estado.

Recentemente, a procura de aventura, uma equipe amante do esporte radical, sob a orientação do desportista Carlos Queiroga, esteve na cidade de pedra Branca, acompanhada pôr mim,que sua filho da terra e apaixonado pela beleza natural daquela região, recebendo a hospitalidade do prefeito José de Anchieta Nóia, onde decidiram escalar a Pedra do Genipapeiro, que faz parte do conjunto de montes conhecidos desde a nossa colonização pelo nome de Pedra do Fumo, em virtude de uma pedra que era cercada pôr inúmeros pés de fumo, tem 148 metros de altura e apresenta muitas dificuldades para chegar ao seu topo, que os alpinistas lograram chegar até ele.

Já a descida do rapel foi muito dificil porque o rochedo que fica próximo à residência de Antonio Bidô, apresenta rachaduras, estava ventando bastante e o sol era muito forte. A aventura começou às 9 horas e só terminou às 15, mas o objetivo foi claramente alcançado, com total segurança, pela equipe. Após o almoço, a equipe visitou a Pedra do Letreiro e a Barragem do Riacho do Minador, obra executada com recursos da prefeitura e do governo federal e que irá acumular 6 milhões de metros cúbicos de água, e que fica a poucos quilometros do local de nascimento do monsenhor Manoel Gomes e do médico José Gomes da Silva. Figuras de expressão máxima da família Genipapo, da velha Misericórdia, hoje Itaporanga.

Na manhã do dia seguinte, a equipe da Cliotur visitou a barragem de Nova Olinda, mostrando-se encantada com o que viram. Aproveitaram a oportunidade e também ali praticaram rapel, utilizando a parede da barragem que se encontra com pouca água em consequência da longa estiagem que se abate sobre a região. O orientador Carlos Queiroga, igualmente entusiasmado, ouviu do prefeito Anchieta Nóia a revelação de investir bastante no turismo do município, pensando até em promover um grande evento para atrair o interesse das autoridades governamentais para o município de Pedra Branca.

Os integrantes da comitiva da Cliotur,como nós, também ficaram impressionados com a beleza da paisagem do Vale do Gravatá, vista do alto da Pedra do Genipapeiro. O horizonte que se descortina é de uma beleza sem limites. Dali se vê a olho nú as cidades de Pedra Branca, Nova Olinda, Santana dos garrotes, Itaporanga, Boaventura, Diamante, Piancó, Olho D'Água e Curral Velho. É um panorama inesquecível, de uma magnitude inenarrável. Um quadro que só a própria natureza é capaz de desenhar, se aproximando do ser absoluto.


Para Carlos Queiroga, o "povo do Vale do Piancó precisa conhecer toda a grandeza da paisagem que forma a Serra da Pedra do Fumo. E o que de mais exótico existe sob o céu do planeta Terra. Cada pessoa humana deve aprender a admirar e amar o enorme presente que a mãe-natureza deu a este extraordinário pedaço do sertão.


FONTE:
Francisco Teotônio de Sousa
Especial Meio Ambiente
Revista Partes
Novembro de 2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário