domingo, 19 de janeiro de 2014

POR QUE A CIDADE DE JUCURUTU/RN... JÁ ESTÁ SENDO ABASTECIDA ATRAVÉS DE CARRO PIPA.


 Seguindo o preâmbulo, (POR QUE A CIDADE DE JUCURUTU/RN...
JÁ ESTÁ SENDO ABASTECIDA ATRAVÉS DE CARRO PIPA)

Agora  em Janeiro de 2014...De se prevalecer do ‘Marco Regulatório Piancó/Piranhas/Açu, de 2007 que estabelece a liberação da vazão de 1 m³/s do reservatório de Coremas para o Rio Grande do Norte...Pois, ao meu ver, é quase inexequível, até porque, no transcorrer de desses últimos anos de 2012 e 2013...Anos de “Secas” severas nunca vista neste ‘Novo Milênio’...E ficará pior se 2014, foi um ano de chuvas novamente, abaixo da média...

  E se tirar Água do Sistema Coremas/Mãe D Água, que já se encontra a ‘Beira de um Colapso Hídrico:

 Justificando de que não falte água para o consumo humano, como já está acontecendo em Jucurutu/RN... Não “Passa” de se “Justificar o Injustificável”...Ou melhor, o município da Cidade de Jucurutu/RN, fica literalmente dentro da Bacia Hidráulica da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, conhecido popularmente pelo o Açude de Açu. Que foi inaugurado ainda no Governo Militar João Batista Figueiredo no ano de 1983...Ou seja, a 30 anos atrás...E ainda Jucurutu/RN, seu Abastecimento humano, ser ainda abastecida com as Águas oriunda de Coremas.

 Entretanto, em suma, sabe-se que o Sistema Coremas/Mãe D Água, estar contido dentro de uma Bacia Hidrográfica Federal... Todavia, não podes se conceber, que o manancial como o de Coremas...Por se encontrar num estado de ‘Stress Hídrico’...Pelo “Estado” que se encontra, só estar podendo atender, as necessidades básicas do Estado da Paraíba, a “Priori” de consumo humano, dessedentação animal...E alguns projetos singelos de irrigação para alimentar a “Agricultura Familiar”, existentes entre Cajazeirinhas/PB e São Bento/PB...E por não Falar dos Projetos da Várzea de Sousa...
  
Afora suprir no abastecimento humano de toda a região das Espinharas e do Vale do Sabugi...E como também, toda a Microrregião de Catolé do Rocha...E por não dizer, até mesmo a Cidade de Caicó/RN. Pois, se sabe que a Cidade de Caicó, possui uma adutora que é captada no Rio Piranhas, ou melhor, no Rio Piancó...Debaixo da Ponte no município da Cidade de Jardim de Piranhas/RN...Onde separa a Paraíba do Rio Grande do Norte.
Em suma, deixando a esta questão hidrológica, ora em voga de lado...Entretanto, dentro de um principio hidrológico...Será preciso de se  “Justificar o Injustificável”... Neste caso, será preciso, adentramos as condições atuais dos 2(dois ) principais mananciais da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu, que são  o Complexo Coremas- Mãe D`Água e a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, conhecido popularmente ,  pelo o Açude de Açu...Mais condizentes a este quadro de estiagem que ora atravessamos...Então, ao meu vê, as condições hidrológicas dentro da  bacia hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu...São estas:

*Segundo monitoramento da AESA(  ÚLTIMAS INFORMAÇÕES RECEBIDAS SOBRE OS VOLUMES DOS 121 RESERVATÓRIOS D'ÁGUA DA PARAÍBA MONITORADOS PELA AESA)





Município
Açude
Capacidade Máxima (m3)
Volume Atual (m3)
% Volume Total
Data
Coremas
Coremas
720.000.000
206.100.000
28,6
14/01/2014
Coremas
Mãe dÁgua
638.700.000
183.960.000
28,8
14/01/2014

*Ainda sem o resultado da Batimetria realizada pela ANA(Agência Nacional de Águas). Em Novembro de 2013.

 

Enquanto que a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, conhecido popularmente,  pelo o Açude de Açu... O volume em 17/01/2014    é este:

 

                              Bacia Piranhas/Assu:



 

Assu
2.400.000.000
822.632.000
34,28 %
17/01/2014

 

 

Fonte: Semarh-RN- ( www.semarh.rn.gov.b).

 

Pelo visto  acima, no dia 14.01.2014, Complexo Coremas- Mãe D`Água, só detém  somente:  390,06 metros cúbicos de água...Enquanto que a  Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, conhecido popularmente,  pelo o Açude de Açu  detém   822.632.000metros cúbicos de água...Volume este de açu, corresponde 2,5 vezes a mais(+) do o Complexo Coremas- Mãe D`Água.

 Diante desta situação abordado acima, fica quase inconcebível  em querer  se cumprir o ‘Marco Regulatório Piancó/Piranhas/Açu, de 2007 que estabelece a liberação da vazão de 1 m³/s do reservatório de Coremas para o Rio Grande do Norte... Então diante dito, seria salutar que o Estado do Rio Grande do Norte... Abdicasse do ‘Direito’ da vazão de 1 m³/s do reservatório de Coremas para o Rio Grande do Norte...Até porque a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, conhecido popularmente,  pelo o Açude de Açu...  Detém   822.632.000metros cúbicos de água...Volume este de açu, corresponde 2,5 vezes a mais(+) do o Complexo Coremas- Mãe D`Água.

Sendo assim, ficaria Complexo Coremas- Mãe D`Água, atendendo somente o Estado da Paraíba...Nesta colossal demanda de Água...Para suprir e suplementar não só as necessidades básicas do Estado da Paraíba, a “Priori” de consumo humano, dessedentação animal...E alguns projetos singelos de irrigação para alimentar a “Agricultura Familiar”, existentes entre Cajazeirinhas/PB e São Bento/PB...E por não Falar dos Projetos da Várzea de Sousa...Afora suprir no abastecimento humano de toda a região das Espinharas e do Vale do Sabugi...E como também, toda a Microrregião de Catolé do Rocha...Além do mais, atender na suplementação rural e urbano  do consumo humano de Coremas, São José da Lagoa Tapada, Nazarezinho, Sousa, entre outros...Só assim, dentro um futuro próximo, não levar ao exaurimento o Complexo Coremas- Mãe D`Água... Há um provável ‘Colapso Hídrico’...Para uma inevitável exaustão de um ‘Stress Hídrico’...

Em suma, que isto, sirva pelo menos, como uma ‘ALERTA’... E/OU que sirva de uma “Reserva Hídrica...Que venha nos(Estado da Paraíba) suprir...Numa eventual ocasião ‘Emergencial... ... E/OU de uma ‘Calamidade Publica”...Por ventura de uma ‘Seca’, mais prolongada.

 

 Pense nisso.



 

Do Escritor

Pedro Severino de Sousa

João Pessoa(PB), 19.de Janeiro de 2014.

 

 

 

 








 

 




  

Nenhum comentário:

Postar um comentário