segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

PROPOSTA DE ESTUDO DE "BATIMETRIA"... PARA O AÇUDE DE COREMAS.




Gibraltar . batimetria 3D



PROPOSTA DE ESTUDO DE "BATIMETRIA"... PARA O AÇUDE DE COREMAS.

Seria interessante que, o DNOCS(Departamento Nacional de Obras Contra as Secas), elaborasse um “Projeto Executivo”, de “Batimetria”, ou seja, de “Assoreamento”, como por exemplo, do Sistema Coremas/Mãe D`Água.


O açude Coremas mãe D'agua, é um dos mais importantes reservatórios de Água do Nordeste do Brasil, está situado  na cidade de Coremas na PB, e conta com uma capacidade total de 1.358.000.000 (um bilhão e trezentos e cinquenta e oito milhões de metros cúbicos) de Água. Que foi inaugurado entre as décadas de 40 e 50.

Entretanto, ainda hoje(Novembro de 2012)...A vazão regularizada do marco regulatório do Comitê Piancó/Piranhas/Açu...É dimensionada como o Sistema Coremas/Mãe D`Água... Possuísse uma capacidade total de 1.358.000.000 (um bilhão e trezentos e cinquenta e oito milhões de metros cúbicos) de Água...Que, obstantemente, pelo visto abordado acima, não mais possui ainda a capacidade de acumulação de origem na sua inauguração.

Em suma, diante diste, se propõe de se fazer em caráter de urgência, urgentíssima. “ Batimetria”, para o Sistema Coremas/Mãe D`Água...Até por que, o mesmo estar secando...Facilitando, desta forma, o estudo desta batimetria... Estudar-se-ia o volume “Batimétrico” atual- ( AESA ) Coremas Coremas / Mãe D'água 1.358.000.000  - 628.225.000- 46,3% -  14/11/2012 

Diante disto, extrapolaria até ao seu volume máximo que é de 1.358.000.000 (um bilhão e trezentos e cinqüenta e oito milhões de metros cúbicos) de Água. Que o DNOCS e Comitê Piancó/Piranhas/Açu...Só assim, encontraria a capacidade máxima atual do Sistema Coremas/Mãe D`Água...Para redimensionar o novo marco regulatório desta Bacia Hidrográfica Piancó/Piranhas/Açu... Ou melhor, atendendo a nova realidade hidrológica desta mencionada bacia hidrográfica... Para uma melhor gestão da vazão máxima disponível que corresponde à vazão máxima disponível de 26,30m3/s de toda Hidrográfica Piancó/Piranhas/Açu. Logicamente, se conhecendo a nova capacidade máxima do sistema Coremas/Mãe D`Água, através desta batimetria proposta, se terá a nova vazão do marco regulatório Piancó/piranhas/açu.

Vide o Marco Regulatório vigente( Resolução ANA nº687/2004).
Fonte: Comitê Piancó/Piranhas/Açu
PROPOSTA DE ESTUDO DE UM DIAGNÓSTICO DE ASSOREAMENTO DE UMA BACIA HIDROGRÁFICA COMO INSTRUMENTO DE UM PROGNÓSTICO DE UMA PROBLEMÁTICA SOCIOAMBIENTAL... (E QUE SIRVA DE MODELO PARA TODAS AS BACIAS HIDROGRÁFICAS EXISTENTES NO MUNDO).


Do Escritor
Pedro Severino de Sousa
João Pessoa(PB), 17.11.2012








Nenhum comentário:

Postar um comentário